O projeto teve como objetivos promover a conscientização e capacitação dos participantes sobre a importância da escuta ativa no atendimento e acolhimento de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. Durante a palestra, são abordados conceitos fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), técnicas de escuta qualificada e a importância de um atendimento humanizado por parte dos profissionais que lidam com menores em situações delicadas.
As metas do projeto sobre a Escuta Ativa foram: capacitar os participantes; sensibilizar sobre a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); fortalecer a rede de proteção; promover um ambiente seguro, criar espaços em que crianças e adolescentes sintam-se confortáveis para expressar suas necessidadese preocupações sem medo de julgamento e gerar impacto social, conscientizando a comunidade sobre a importância de ouvir e dar voz aos jovens.
A razão do projeto foi a necessidade de capacitar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da escuta ativa no atendimento de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, o Interact junto com o conselho tutelar, percebeu a urgência de fortalecer essa prática, garantindo que os profissionais e voluntários que lidam com menores estejam preparados para ouvir de forma qualificada, empática e respeitosa.
Os beneficiários foram: as crianças e os adolescentes principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade; profissionais da rede de proteção; voluntários e associados do Interact que tiveram a oportunidade de aprender sobre a escuta ativa, fortalecendo o seu papel com a comunidade; as famílias ao entenderem melhor a importância de ouvir sua crianças e adolescentes com mais atenção e empatia e a comunidade em geral que ao promover maior conscientização sobre o tema a sociedade se torna mais atenta e engajada na proteção dos jovens.
O projeto em parceria com o conselho tutelar na palestra sobre Escuta Ativa (ECA) teve como objetivo promover a conscientização e capacitação dos participantes sobre a importância da escuta ativa no atendimento e acolhimento de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. Durante a palestra, são abordados conceitos fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), técnicas de escuta qualificada e a importância de um atendimento humanizado por parte dos profissionais que lidam com menores em situações delicadas.
O projeto da palestra de escuta ativa em conjunto com o conselho tutelar obteve resultados positivos e impactantes para a comunidade como: capacitação dos participantes; maior conscientização sobre os direitos dos jovens; fortalecimento da rede apoio; engajamento da comunidade; impacto positivo no atendimento juvenil e a possibilidade de continuidade do projeto.
Recebemos o convite do conselho tutelar e do ECA; foi feito divulgação pela redes sociais, houve distribuição de materias informativospara que os conhecimentos adquiridos durante a palestra pudessem ser aplicados posteriormente e no final foi aberto um espaço para feedbacks e sugestões dos participantes.
Baixa participação da comunidade na palestra
As metas alcançadas do projeto sobre a Escuta Ativa foram: capacitar os participantes; sensibilizar sobre a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); fortalecer a rede de proteção; promover um ambiente seguro, criar espaços em que crianças e adolescentes sintam-se confortáveis para expressar suas necessidadese preocupações sem medo de julgamento e gerar impacto social, conscientizando a comunidade sobre a importância de ouvir e dar voz aos jovens.
Os impactos do projeto foram: melhoria na abordagem dos profissionais e voluntários; fortalecimento da rede de apoio juvenil; maior conscientização sobre o ECA; sensibilização da comunidade; melhoria no atendimento de crianças e adolescentes e incentivo a novas iniciativas.
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios