Voluntários do ROTARY beneficiam portadores da Hepatite C em UBERABA

por Rotary Club de Uberaba-Portal do Cerrado

A campanha contra a Hepatite C, com a participação de voluntários dos seis clubes de ROTARY de Uberaba, beneficiará 31 pessoas diagnosticadas com a doença. No total foram feitos 5.365 exames gratuitos, no período de 22 a 28 de julho, no Calçadão; Terminal Oeste; Feiras da Abadia, Av. João 23 e Beija Flor; Mercado Municipal, Delegacia de Polícia Civil.

“Os clubes de Rotary de Uberaba, Damas das Casas de Amizades, Rotaract, Interact, fizeram as montagens e desmontagens da infraestrutura; transportes dos kits; abordagem conscientização e convencimento das pessoas para fazerem o teste; preenchimentos de fichas; suporte total aos professores e alunos de Enfermagem e Medicina da UFTM “, relata a presidente do ROTARY CLUB DE UBERABA PORTAL DO CERRADO, Silvania Correia Veloso.

O vírus VHC, transmitido pelo sangue, é a causa da Hepatite C. Lenta e silenciosa, a doença, se não descoberta a tempo, pode provocar cirrose, câncer de fígado, insuficiência hepática. O uso de preservativos nas relações sexuais, manter-se longe das drogas injetáveis e redobrar cuidados com instrumentos que possam estar contaminados, são as principais prevenções.

Além do ROTARY e UFTM, a campanha envolveu a Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal, Ministério da Saúde, Codau e ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite). Com altos índices de cura, se descoberta a tempo, a Hepatite C tem tratamento pelo SUS. As pessoas diagnosticadas   foram encaminhadas para a UFTM para exames complementares e início do tratamento.

Localizar site dos clubes