Projeto Educação no Trânsito

por Rotary Club de Ituiutaba-16 de Setembro

      PROJETO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO -   Ituiutaba possui atualmente uma frota de aproximadamente 75 mil veículos automotores – (em torno de 38 mil automóveis, camionetes e utilitários e 28 mil motocicletas e motonetas dentre outros). Aqui, o trânsito, como acontece em grande parte dos munícipios brasileiros, na prática, prioriza os veículos automotores, em detrimento dos pedestres. Ao contrário, países como Holanda, Japão e Suécia, adotam exemplares políticas de melhoria da segurança, aumentando a proteção aos pedestres, elo mais fraco na composição.

No Brasil, durante a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, que contou com a presença de mais de 130 países membros da ONU, foi assinada a chamada Declaração de Brasília, visando contribuir para a mudança desse cenário, trazendo como prioridade a segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas – usuários mais vulneráveis do trânsito.

 

Em 8 de agosto de 2024, durante a visita oficial da governadora Marilene Gomes de Rezende e da Coordenadora Distrital das Casa da Amizade Eliana Melo M. Morais, o Rotary Club de Ituiutaba 16 de Setembro, fez o lançamento do Projeto Educação no Trânsito – Respeito à Faixa de Pedestre, para proporcionar uma maior conscientização e educação no trânsito aos pedestres, condutores e futuros condutores de veículos, visando a prevenção de acidentes.  A campanha “Pé na Faixa” certamente marcará uma mudança de hábito dos motoristas.

Foram traçadas as principais premissas do projeto:

  • Priorizar a acessibilidade cidadã – dar preferência, nas travessias sinalizadas, a ciclistas e pedestres, principalmente idosos e pessoas com necessidades especiais.
  • Levar aos alunos das escolas de ensino fundamental noções sobre o Código Brasileiro de Trânsito
  • Palestras e encenações teatrais, abordando situações corriqueiras do trânsito, seus erros, perigos e soluções, despertando entre os alunos o desejo de se tornarem multiplicadores da divulgação de um trânsito responsável.         
  • Distribuição de panfletos
  • Blitz educativas em locais estratégicos
  • Divulgação na mídia – rádio, tv, jornais e redes sociais, dando especial destaque também às empresas parceiras/colaboradoras.

O projeto conta com a participação da das empresas Syngenta Seeds e Autoescola Ferrary que, com seu quadro funcional, experiência e conhecimento, disponibilizou sua estrutura (pistas de treinamento, simuladores, etc.).

Fotos

Localizar site dos clubes